O que significa Jesus dizer “sigam-me”?

figura de jesus

Eu acredito que é melhor se referir aos crentes como “seguidores de Cristo” do que se referir a eles como cristãos. Ser cristão é ser rotulado como um crente, mas essa palavra é tão genérica hoje em dia que quase todo mundo pode dizer que é cristão, mas ser um seguidor de Cristo é muito diferente porque nós fazemos mais do que dizer que somos cristãos, nós dizemos que seguimos a Cristo onde quer que Ele nos leve, e Ele pode nos levar a lugares e circunstâncias muito difíceis.

Jesus nunca se aproximou de ninguém e disse: “Deixa-me entrar no teu coração”, ou “aceita-me”, mas antes quer que mostremos o nosso amor por Ele como Ele diz: “Segue-me” (Mateus 4:19) e eles O seguem.

Não há referências bíblicas onde Jesus ou qualquer outro apóstolo disse: “Aceita Jesus”, “Deixa-o entrar no teu coração”, ou “Faz esta (pecadores) oração”. Ninguém se salva caminhando pelo corredor e avançando, ou preenchendo uma “ficha de decisão” ou repetindo uma oração em que alguém o conduz, mas sim, uma pessoa é salva quando Deus lhe concede arrependimento e eles depositam sua confiança em Cristo.

Nós não colocamos nossa confiança em um cartão de decisão, ou ir ao altar, ou em “aceitar Jesus”. A salvação é totalmente uma obra de Deus e assim Deus, com razão, recebe 100% da glória. É assim que uma pessoa nasce de novo ou nasce de cima (João 3:3-7). É um ato de Deus que faz parte da vontade de Deus.

Siga-me

Há dúzias de vezes que Jesus vem até aqueles que Ele chamou e lhes diz: “Sigam-me”. Um exemplo é quando Ele estava escolhendo Seus discípulos e “Ao caminhar pelo mar da Galiléia, ele viu dois irmãos, Simão (que se chama Pedro) e André, seu irmão, lançando uma rede no mar, pois eram pescadores. E ele disse-lhes: “Sigam-me, e far-vos-ei pescadores de homens. Imediatamente deixaram as redes e seguiram-no.” (Mateus 4:18-20).

Não há indício de que estes homens parem para contar o custo ou para falar um com o outro, simplesmente diz: “Imediatamente eles deixaram suas redes e O seguiram” (Mt 4:20). Eles deixaram sua segurança de emprego, a única vida que tinham conhecido, para ir com Jesus e segui-Lo e realmente não tinham idéia do que estavam se metendo. Mais tarde, no Evangelho de Mateus, “Jesus passou dali e viu um homem chamado Mateus sentado na cabine de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”. E ele se levantou e o seguiu” (Mt 9,9).

Novamente, não há indicação de que Mateus tivesse que parar e pensar sobre o que estava fazendo. Ser um cobrador de impostos para os romanos era uma posição muito lucrativa, mas Mateus não pensou em tudo o que ia perder ou deixar para trás. Diz apenas: “E ele levantou-se e seguiu-o” (Mt 9,9b).

Isso é o que significa seguir Cristo. É uma mudança radical de estilo de vida onde buscamos o reino acima de todas as coisas (Mt 6,33) e será dolorosa e dispendiosa, mas como Jesus disse ao apóstolo Pedro que tinha acabado de dizer que tinha abandonado tudo: “Em verdade vos digo que, no novo mundo, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vós que me seguistes também vos sentaríeis sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel” (Mt 10,28).

Contagem do custo

Aqueles que seguem a Cristo foram instruídos por Cristo a contar o custo antes de seguirem a Ele. Jesus disse: “Qual de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a contar o preço, se tem o suficiente para a completar” (Lucas 14:28)? Além disso, Ele diz que “todo aquele que tiver deixado casas, irmãos ou irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá o cêntuplo e herdará a vida eterna” (Mt 19,29).

Este tipo de amor a Cristo é tão intenso que parece parecer ódio aos nossos próprios familiares. Mesmo assim, ouve o que Jesus dirá àqueles que fizeram para o menor destes, o Seu povo: “Vinde, vós que sois abençoados por meu Pai, herdai o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25,34).

Note que esta herança não é para este mundo ou qualquer coisa neste mundo, mas para o mundo vindouro. Deus preparou um reino para nós e planeia usar-nos para a Sua glória no reino vindouro. Isto é, se tivermos contado o custo e abandonado todos os outros para segui-Lo. Não é fácil, é doloroso e caro, mas a herança a vir está além da compreensão.

Colocar Cristo em Primeiro Lugar

Jesus disse que “Se alguém vem a mim e não odeia seu próprio pai, mãe, esposa, filhos, irmãos e irmãs, sim, e até mesmo sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26), mas como eu mencionei anteriormente, nos dizem para amar os outros, mas o amor que demonstramos por Cristo é tão maior que se você comparar o amor que temos por Jesus e o amor que temos pela família, quase parecerá ódio. Jesus não está nos dizendo para odiar a nossa família, mas sim para amá-Lo como se fosse assim.

Isso porque “Quem ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim, e quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10,37), assim “Quem ama a sua vida perde-a, e quem odeia a sua vida neste mundo a guardará para a vida eterna” (João 12,25), mas se nós amamos a nossa vida mais do que Cristo, Ele nos adverte que “não podemos ser [Seus] discípulos” (Lucas 14,26b).

Conclusão

Devemos contar o custo de seguir a Cristo e isso significa que devemos morrer para nós mesmos e para nossos próprios interesses e viver para Cristo. Jesus diz a todos os que desejam ser salvos que “quem não tomar a sua cruz e não me seguir não é digno de mim” (Mt 10,38) e mais especificamente: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).

Uma última advertência que é muito sóbria vem dos próprios lábios de Jesus ao dizer sobre o Dia do Juízo: “Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome, e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas maravilhas em teu nome? E então lhes direi: ‘Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, trabalhadores da iniqüidade’ (Mt 7,22-23). Apanhaste aquilo? “Muitos” virão a Ele pensando que estão salvos, mas amaram suas vidas e perderam-nas, não contaram o custo, mas seguiram seus próprios desejos, e assim não foram dignos dEle.

Jesus não diz: “Eu não te conhecia bem o suficiente”, ou “Eu gostaria de te ter conhecido melhor”, mas ao invés disso, Ele diz: “Eu nunca te conheci”. Se Jesus não te conhece, não importa o que você faz por Ele; mas se você O segue onde quer que Ele te leve e morra para você mesmo e não ame a ninguém nem a nada mais do que Ele (incluindo sua própria família), então Jesus diz que eles “não são dignos de mim” (Matt 10:38b).