Como Evangelizar Porta-a-Porta: Sete dicas úteis

evangelizando porta a porta

Aqui está um facto sóbrio. Quase 700.000 pessoas morrem todos os dias, quase 30.000 morrem a cada hora e aproximadamente 500 morrem a cada minuto. Esse número aumenta todos os dias. Agora entenda o fato de que apenas 33% deles são cristãos. Então, hoje, 462 mil pessoas morrerão e serão separadas de Deus para sempre. Quantos ouvem dizer que o evangelho depende desses 33%.

Por anos a igreja tem vivido no pecado do silêncio… a Grande Comissão tem sido a “grande omissão”. Apesar de Jesus ter dito aos crentes, cinco vezes por ordem imperativa, para irem a todo o mundo fazer discípulos, menos de 1 em cada 10 jamais partilhará a sua fé com alguém que esteja perdido. Pior ainda, apenas 1 em cada 20 já levou mais de uma pessoa a Cristo em toda a sua vida cristã. Que trágico! Acredita em mim, eu não era melhor. É por isso que hoje tenho um fogo para o evangelismo. Eu devo compartilhar o evangelho porque como Jeremias 20:9 diz, “a sua palavra está no meu coração como um fogo, um fogo fechado nos meus ossos”.

Eu estou cansado de segurá-lo, na verdade, eu não posso. Vou partilhar algumas das experiências que tive nos meus muitos anos de evangelismo. Podes aprender com os meus erros. Você pode ter melhores maneiras, mas o que eu aprendi da maneira mais difícil, você pode aprender da maneira mais fácil.

Aprendendo com os erros

As pessoas aprendem mais com os seus erros do que com os seus fracassos, por isso estou a oferecer-lhe gratuitamente os meus conselhos carregados de erros no que foi caro para mim. Eu treinei vários anos com um evangelista. Eu tive anos de sessões de treinamento e treinei várias igrejas em métodos de evangelismo efetivo. A maior coisa que aprendi foi que o poder está na mensagem e não no mensageiro. Deus Pai atrai os pecadores, o Espírito Santo convence os perdidos e Jesus os salva. Não estou envolvido no salvamento. Deus salva, eu só trago a mensagem. O poder está na Palavra de Deus… em mim não há poder. Salvar é responsabilidade dele, não minha. Não é a resposta deles à minha habilidade, mas a resposta deles à Sua habilidade. Mesmo o pior trabalho de testemunhar ainda é melhor do que não testemunhar nada. Você ainda está sendo obediente ao comando de Cristo.

Dica Um

Aprendi por experiência própria que, quando bato à porta de alguém, estou invadindo seu tempo livre e preciso respeitar sua privacidade. Se ninguém atender, não olho por uma janela ou por uma abertura na porta. Eu toco a campainha da porta primeiro se houver uma e dou-lhes alguns segundos para abrirem a porta. Se ninguém responde, só então bato à porta e depois só duas vezes.

Dica Dois

Depois de alguns segundos, eu deixo uma trilha bíblica que tem o plano de salvação nela e um cartão com um nome, o número de telefone da igreja, endereço e website se houver um.

Dica Três

Nunca andes pelo quintal de ninguém. Mostra desrespeito quando o fazes. Os jardins do povo são como o território soberano de uma nação. É propriedade privada deles e eu respeito-a. E se eles tivessem acabado de plantar erva nova ou quisessem manter a sua erva em grande forma (e quem não o faria?). E se eles só o regaram ou fertilizaram? O respeito é sempre importante.

Dica Quatro

Eu nunca corro riscos como entrar num quintal que tem um cão de aparência perigosa ou um sinal de “Cuidado com o Cão” nele. Ou há realmente um cão perigoso no quintal e eu não os vejo ou há uma maneira de dizer “Fique Fora”. De qualquer forma, não vale a pena o risco. E eu respeito um sinal de “Fique Fora” porque eles têm todo o direito de manter fora quem quiserem.

Dica Cinco

Se houver crianças presentes no quintal, posso acenar, mas nunca falo com elas, mas vou directamente para a porta. Nunca envolva as crianças em conversas durante as visitas, porque se forem meus filhos ou netos, eu provavelmente estou chamando a polícia ou saindo para encontrá-los e perguntar o que eles querem.

Dica Seis

Quando alguém abre a porta, a primeira coisa que faço é pedir desculpa por me intrometer. Eu digo: “Desculpe incomodá-lo”… ou porque eu estou invadindo o espaço deles e andando em sua propriedade privada. Minha primeira linha é: “Peço desculpas por tomar algum do seu tempo, mas eu sou (seu primeiro e último nome) do (nome da igreja) e estamos tentando encontrar o que podemos fazer como uma igreja para servir à comunidade”. “Há algo que achas que nós, como igreja, podemos fazer para ajudar esta cidade?” Isto não é muito ameaçador. Dá-lhes uma saída fácil e não tenta enfiar a religião pela garganta abaixo. Se eles lhe derem uma resposta, eu geralmente escrevo e digo que estamos tentando ajudar a comunidade como parte da extensão da nossa igreja. Se eles têm uma igreja em casa, eu digo: “Isso é óptimo!” “Desde que você tenha um relacionamento com Jesus Cristo e tenha uma igreja em casa, isso é o mais importante. Se não o fizerem, é claro que lhes entrego um cartão com o endereço da igreja, os horários de adoração e um número de telefone. Nossa igreja tem cartões de tamanho comercial que informam os horários da Escola Dominical, cultos de adoração, Estudo Bíblico de Quarta-feira à noite, o número de telefone, website (se houver), e o número de telefone nele. Se eles não têm uma igreja em casa e estão dispostos a aceitar tanto uma pista bíblica quanto o cartão da igreja, então por todos os meios, dê a eles.

Dica Sete

Você pode descobrir que há tempos melhores para você ir, mas pela minha experiência, eu descobri que os melhores tempos são por volta das 10h às 12h e os melhores dias são as manhãs de sábado. Outro grande momento é por volta das 18h às 20h, nas noites de sexta-feira. Esses dias são os melhores que encontrei, já que a maioria das pessoas está com um humor muito mais receptivo do que a noite de segunda-feira, que têm crianças para alimentar, trabalhos de casa para fazer, há cansados ou não o mais alegre na segunda-feira de qualquer maneira. A maioria das pessoas também trabalha no primeiro turno, por isso a maioria das pessoas estará em casa às sextas-feiras à noite. E se alguém trabalha no 1º ou 2º turno, normalmente está em casa aos sábados de manhã e muitas vezes está acordado depois das 10 da manhã.

Também é sempre preferível ir com outra pessoa. Homens com homens e mulheres com mulheres é ideal. Misturar um homem casado com outra mulher casada ou solteira nunca é apropriado. Além disso, com duas pessoas, tens uma pessoa que pode rezar enquanto falas. E o fato de que se você encontrar alguém na porta e eles estiverem vestidos inadequadamente, você tem outra testemunha com você para testemunhar sobre o que, se alguma coisa, aconteceu. Respeitar o seu direito de dizer não. Se eles não estiverem interessados, você pode agradecer pelo seu tempo e oferecer a eles uma trilha bíblica e o cartão de visita da igreja, mas se eles recusarem isso, então não tente forçar um na mão deles, coloque um no poste da cerca e, claro, nunca coloque nada da igreja em uma caixa de correio. Isso é ilegal.